De acordo com uma pesquisa feita pela TV TEM, afiliada da Rede Globo no estado de São Paulo, o ano de 2021 registrou um crescimento de cerca de 30% nas vendas de produtos para pets. Além dos acessórios e alimentos destinados aos bichinhos, a pesquisa também identificou que serviços como banho e tosa foram uma importante oportunidade para que os pet shops se tornassem capazes de fidelizar os clientes com mais facilidade.
Segundo um levantamento apresentado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), esse setor teve um faturamento de aproximadamente R$ 51 bilhões no país no último ano, o que representa um aumento de aproximadamente 27% em relação ao ano de 2020. Só no segmento de acessórios e higiene dos pets, o crescimento foi de 19% comparado a 2020, o que é considerado um recorde na história.
Além do aumento nas vendas dos produtos, outro fator observado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) foi o crescimento nas empresas que se dedicam ao segmento pet. Entre 2019 e 2021, o Brasil registrou 23 mil novas empresas dedicadas ao mercado pet, o que fez com que o país ficasse posicionado como o terceiro no ranking das empresas que mais se dedicam ao mundo pet.
Pequenos empreendedores
Entre aqueles que observaram grandes resultados com esse mercado, destacam-se os pequenos empreendedores que mantiveram seus negócios durante a pandemia a partir das vendas online. Essa foi uma das alternativas que mais atraiu as compras dos pais de pets, que durante o período de quarentena encontraram uma forma de continuar mimando seus bichinhos a partir de compras no conforto de casa.